Recife, quarta-feira,  17 de agosto de 2005 - Ano 4



  UNICAP RECEBE VISITA DE COMITIVA DE CABO VERDE
  Por Bárbara Travassos
 


Uma comitiva de Cabo Verde, representada pelo presidente da Comissão Instaladora da Universidade de Cabo Verde, Antônio Leão, e pelo presidente de Recursos Humanos do Ministério da Educação, Isildo Gomes, visitou a UNICAP hoje (17) em busca de parcerias institucionais. Eles foram recebidos pela Pró-reitora Comunitária, Fátima Breckenfeld, pelo Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Junot Matos, pela coordenadora de Pesquisa, Arminda Saconi, e pela coordenadora de Intercâmbio, Paula Barros.

Também participaram da reunião quatro alunos caboverdenses que estudam na UNICAP. Eles estão na Universidade há cerca de três anos, e puderam testemunhar a qualidade do ensino. Durante o encontro, foi exibido vídeo institucional que mostrou como a UNICAP funciona e os serviços oferecidos a seus alunos, professores e à comunidade.

Antônio Leão revelou que a escolha da UNICAP para visitação se deu pela importância que a Universidade tem como um centro de desenvolvimento intelectual e tecnológico em Pernambuco. A comitiva visitará, ainda, Maceió, João Pessoa, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo, cidades que os caboverdenses têm como exemplo de metodologia e aplicação do ensino universitário. O governo de Cabo Verde incumbiu essa comitiva de verificar e tomar como exemplo a experiência das universidades brasileiras para que a primeira universidade pública do país seja instalada.

   
  PROFESSORA PORTUGUESA MINISTRA PALESTRA NA UNICAP
  Por Mhatteus Sampaio
 
A professora Mariana de Sampayo, professora da Universidade Portucalense Infante D. Henrique, ministra amanhã (18) palestra na UNICAP sobre os aspectos econômicos, políticos e religiosos do Magrebe, região do Mediterrâneo da qual fazem parte a Mauritânia, Marrocos,Tunísia, Argélia e Líbia.

A professora Mariana leciona Direito Econômico e Direito Financeiro em Portugal e se especializou em estudar os países do Magrebe, a partir de sua tese de doutorado. A conferência fala de forma clara sobre alguns dos problemas causados pela proximidade política e geográfica com Portugal.

Em termos econômicos, a outra face do mediterrâneo mostra aspectos bem diferentes do lado norte e do lado sul. Os mais acentuados se referem à demografia, taxa de desemprego elevada e ao nível monetário mais baixo do Mediterrâneo. Em termos geográficos, a população do Magrebe está concentrada em uma faixa de terra de no máximo cinqüenta quilômetros, trazendo problemas de habitação, saúde, emprego. Eles estão confinados em uma faixa minúscula entre o deserto e o mar. A palestra será realizada às 9h, no Espaço Executivo da UNICAP. Outras informações pelo fone 3216.4157.
   
  SEMINÁRIO DISCUTE QUALIFICAÇÃO DE TRABALHADOR

 Por Juliana Trajano

   

 

O segundo dia do II Seminário: Plano Nacional de Qualificação (PNQ) e a Qualidade do Trabalhador em Debate contou com a participação de três professores da UFPE, que falaram sobre o tema Educação e qualificação profissional na realidade brasileira atual: limites, possibilidades e desafios no contexto das políticas públicas. Coordenado pelo professor Ricardo Aléssio, também da UFPE, a mesa de hoje teve a participação da coordenadora regional da Unitrabalho (UFMA), professora Cândida Costa, e dos professores Ramon de Oliveira, Tarcisio Patrício e Roberto Alves de Lima.

A primeira palestra do dia foi proferida pela coordenadora regional da Unitrabalho, professora Cândida Costa. Ela falou sobre a situação atual do trabalhador brasileiro. “Hoje em dia o que se tem é um aumento da produção e uma diminuição de mão-de-obra. O ritmo de trabalho é muito intenso”, afirmou. Cândida abordou também questões políticas como a baixa escolaridade do País e o baixo nível do ensino médio público. A coordenadora regional da Unitrabalho conclui falando que o problema educacional é muito maior do que apenas o plano de qualificação do trabalhador. “A situação do Brasil, hoje, impede que apenas a qualificação dê a uma pessoa a certeza do emprego. Tem que se resolver primeiro o desemprego do País”, concluiu.

Em seguida, o professor Ramon de Oliveira abordou a competitividade como um dos motivos para o surgimento dos planos de qualificação do trabalhador. O professor deixou clara sua idéia de que o essencial é ter uma boa educação básica. “Não se pode admitir que a qualificação substitua um ensino básico de baixa qualidade”, afirmou. Ele também falou que não acredita que os cursos de qualificação resolvam o problema do desemprego. “A questão é bem mais ampla. Se o objetivo da qualificação é corresponder ao desemprego, não acredito que funcione”, ressaltou.

O professor Tarcisio Patrício falou sobre o Plano Nacional de Qualificação e a avaliação e acompanhamento que deveriam haver. “Tem que ter uma avaliação dos cursos e dos conteúdos. Um acompanhamento do que está sendo feito. Não há, hoje, como avaliar as mudanças que ocorreram porque não há estudos aprofundados anteriores feitos sobre esse assunto”, comentou. Professor Tarcisio também acredita que a educação básica deve ser prioridade e a qualificação um complemento. “A educação só pode melhor quando houver uma estabilidade socioeconômica”, completou.

O último professor a se apresentar foi Roberto Alves de Lima, que se mostrou favorável ao processo de qualificação direcionada. “Empresas pedem profissionais específicos para funções específicas. Mas isso atende apenas a minoria’, disse. O professor também acredita que uma boa educação básica é o ponto de partida para a formação de um profissional. “A educação básica deve ser o principal para a formação de um trabalhador. Os cursos de qualificação devem apenas complementar”, afirmou.

 

 

 

FUTURA ALUNA DE JORNALISMO LANÇA SEU TERCEIRO LIVRO

 

Por Bárbara Travassos

   

 

Bárbara Lustosa, 16 anos, desde criança é fascinada por rádio. Por isso, decidiu que será jornalista. Quando tinha 8 anos, a sua avó adoeceu e teve que ficar internada num quarto de hospital. Bárbara, que era acostumada a ouvir rádio junto a sua avó, decidiu procurar emissoras para participar de programas e, assim, poder manter o contato com ela. A primeira rádio a receber Bárbara foi a Rádio Clube de Pernambuco. 

Hoje, Bárbara participa do programa Você faz a notícia, do jornalista Valdir Bezerra, na Rádio Jovem Cap (Rádio Capibaribe), 1240 KWZ AM. Ela já lançou dois livros que revelam sua paixão pelo rádio: o primeiro é intitulado A Menina e os Radialistas, e o outro é Uma História de Amor Pelo Rádio. Este último aborda desde o surgimento da primeira forma de transmissão de ondas de rádio, através do Código Morse, até a fundação da primeira emissora de rádio da América Latina, a Rádio Clube de Pernambuco, e suas influências e contribuições para as rádios AM. O escritor Raimundo Carrero foi quem escreveu o prefácio desse livro, além de ter dado dicas para Bárbara aperfeiçoar o seu texto. 

A jovem talentosa divulgou um manifesto intitulado De Olho no Futuro do Brasil e, por isso, recebeu, em março deste ano, voto de aplauso da Assembléia Legislativa, graças ao requerimento da deputada Malba Lucena. Bárbara conseguiu, também, outras conquistas como reunir patrocinadores para lançar mil exemplares do seu terceiro livro, Uma História de Comunicação Pelo Rádio, que foi divulgado aqui na UNICAP com o apoio do Departamento de Comunicação.

 

 

 

TELEFONES DA UNICAP MUDAM DE PREFIXO

 

Por Bárbara Travassos

 


O prefixo dos telefones da UNICAP mudará a partir de sexta-feira (19). Passará de 3216 para 2119. Quem ligar para o PABX da Universidade deverá discar o 2119-4000. Todos os ramais permanecerão os mesmos.

 

ALUNOS JÁ PODEM SE INSCREVER PARA PROGRAMAS DE FINANCIAMENTO

Por Camila Maciel
 

Os alunos interessados em obter o financiamento de parte do valor da mensalidade já podem se inscrever nos programas disponibilizados pela UNICAP. O primeiro deles é o Crédito Educativo que existe graças ao convênio entre a UNICAP e a FundAplub. Esse programa financia até metade do valor da mensalidade e é reembolsável, ou seja, o aluno deve pagar em parcelas e em prazo equivalente ao tempo de utilização, um ano depois da conclusão do curso.

Já a Bolsa Assistencial da UNICAP financia 25% do valor da mensalidade e não é reembolsável. A bolsa é renovada automaticamente a cada semestre desde que o aluno não apresente reprovações. Essa exigência também é necessária na hora da renovação do Crédito Educativo. Além disso, o aluno também não pode trancar a matrícula (no caso do Crédito Educativo é possível, desde que não seja por mais de dois semestres consecutivos).

As inscrições para os dois programas vão até sexta-feira (19) apenas através do site www.unicap.br.  Nos dois casos, os alunos vão passar por duas etapas de seleção onde serão analisados os documentos exigidos e ganharão o financiamento se comprovada a carência. Mais informações, no site da UNICAP ou no telefone 3216 4158.

UNICAP OFERECE CURSOS E PALESTRAS SOBRE EMPREENDEDORISMO

Por Juliana Trajano
 

A UNICAP, juntamente com o Sebrae/PE, está oferecendo a seus alunos e professores palestras e cursos sobre empreendedorismo. “É de extrema importância que o aluno saia da Universidade sabendo tudo sobre seu curso, mas também sobre negócios. Hoje em dia, para abrir uma clínica de fonoaudiologia, por exemplo, é necessário não só ser um profissional da área, como também entender de empreendedorismo”, afirma o professor do Departamento de Economia e Administração e coordenador do Unitrabalho, Hugo Wanderley.

Dez palestras e dois cursos serão oferecidos e todos os alunos da UNICAP poderão se inscrever. O objetivo do encontro é promover a orientação empresarial voltada para a gestão de negócios. As palestras serão realizadas no Auditório GII da Universidade e os cursos, no Auditório da Empresa Jr. Os interessados em participar precisam apenas trazer 1kg de alimento não-perecível. Os alimentos arrecadados serão doados ao Educandário Casa da Providência.

Veja a programação das palestras e cursos >>

Outras informações pelo telefone 32164401 ou pelo e-mail unitrabalho@unicap.br.

   

PADRE PAULO RECEBE HOMENAGEM DE FILÓSOFOS

Por Bárbara Travassos

 

O fundador e coordenador do Núcleo de Estudos para a América Latina (NEAL) da UNICAP, padre Paulo Meneses, foi homenageado na Conferência Internacional de Filosofia, realizada entre os dias 8 e 12 deste mês na UFPE. No evento, foi lançado o livro Razão nos Trópicos: Festschrift em homenagem a Paulo Meneses no seu 80º aniversário, escrito por vários filósofos, inclusive estrangeiros.  A organização da obra foi de responsabilidade do ex-professor do Departamento de Filosofia da UNICAP Alfredo de Oliveira Moraes e o prefácio foi de autoria do Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Junot Cornélio Matos. O padre Paulo Meneses, hoje aos 82 anos, ficou muito emocionado com o carinho de todos: “É muito gratificante receber elogios de tantos filósofos renomados.” Paulo Meneses é o presidente de honra da Sociedade Hegeliana no Brasil e aproveitou a oportunidade, no Congresso Internacional de Filosofia, para lançar seu livro Abordagens Hegelianas.

MINISTRA DA EDUCAÇÃO DE CABO VERDE VISITA A UNICAP

Por Bárbara Travassos

 

O Reitor, Pe. Theodoro Peters, e o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UNICAP, Junot Cornélio Matos, irão se reunir amanhã (17) com uma comissão de Cabo Verde, das 14h30 às 16h30, no Espaço Loyola. A comitiva é formada pela ministra da Educação, Filomena Martins, pelo diretor de Ensino Superior, Manuel Carvalho, pelo presidente da Comissão Instaladora da Universidade, Antônio Leão C. e Silva, e pelo Cônsul Geral de Cabo Verde em São Paulo, Aguinaldo Rocha. A reunião tem o objetivo de demonstrar a qualidade, a estrutura e o método do ensino da UNICAP aos representantes de Cabo Verde.

COORDENADORA DE JORNALISMO VIAJA PARA SEMINÁRIO EM BRASÍLIA

Belisa Mendes e Camila Maciel

 

A coordenadora do curso de Jornalismo da UNICAP, Maria Cleidejane Esperidião participará do seminário nacional A Reforma Universitária e suas Implicações no Ensino de Jornalismo previsto para a próxima quinta-feira (18), no Hotel Bristol, em Brasília. O evento é promovido pela Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ) e pela Sociedade Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor).

O debate sobre a Reforma Universitária será fundamentado na última versão do projeto do governo e no documento conjunto das entidades sobre o tema. A última versão do anteprojeto pode ser acessada na página do MEC (www.mec.gov.br). Já a contribuição conjunta da FENAJ, FNPJ e SBPJor, bem como as diretrizes curriculares definidas no Seminário de Campinas podem ser acessados no site da Fenaj (www.fenaj.org.br).

COORDENADOR DE ADMINISTRAÇÃO VAI PARTICIPAR DE ENCONTRO EM MINAS

Por Belisa Mendes

 

O professor José Sales de França Vidal, coordenador do curso de Administração da UNICAP, irá participar do XVI Encontro Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (Enangrad), que será realizado no período de 28 a 31 de agosto, em Belo Horizonte, Minas Gerais. O Enangrad terá como tema As Competências Condicionantes para o Ensino da Graduação em Administração, e contará com apresentações de trabalhos, conferências e debates sobre educação, gestão e ensino de Administração no Brasil.

PROFESSOR FRANCÊS FAZ CONFERÊNCIA SOBRE PIAGET NA UNICAP

Por Bárbara Travassos

   

A UNICAP, através do Departamento de Filosofia,promoverá conferência sobre Piaget e a Educação Moral. O evento discutirá a relação entre socialização, educação moral e educação à cidadania, tendo como palestrante o professor da Université Catholique de L’Ouest (França) Constantin Xypas. A palestra acontecerá na próxima quinta-feira, dia 18, das 14h às 17h, no auditório do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH), 1º andar do bloco B da Universidade.

PROFESSORA GALBA TAKAKI FAZ PALESTRA NO QUINTA NA QUÍMICA

Por Belisa Mendes


O Departamento de Química da UNICAP promoverá no dia 18 de agosto, na sala 113 do bloco D, às 17h30, o Quinta na Química, que contará com a palestra da professora Galba Takaki sobre A versatilidade de aplicação dos co-polímeros quitina e quitosana.

PROFESSORA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL APRESENTARÁ TRABALHO NO INTERCOM

Por Belisa Mendes


A professora do Departamento de Comunicação Social da UNICAP Patrícia de Albuquerque Fernandes apresentará seu trabalho As Interfaces do Inteligível, no XXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, que acontecerá entre os dias 5 e 9 de setembro, no Rio de Janeiro.

O evento é promovido pela Intercom e pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), e tem como tema central o Ensino e Pesquisa em Comunicação. Outras informações sobre o congresso podem ser obtidas através do site www.intercom.org.br
   

FILOSOFIA PROMOVE PALESTRA SOBRE ÉTICA E TRIBUTAÇÃO

Por Bárbara Travassos


O Departamento de Filosofia da UNICAP vai promover a palestra Ética e Tributação: Obrigações do Estado e Deveres do Contribuinte, que faz parte do Projeto Cinco e Meia. O evento terá como palestrante o professor Severino Dias. O encontro será realizado no dia 18 de agosto, às 17h30, no auditório do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH), no 1º andar do bloco B.

 

UNICAP PARTICIPA DE 3º FESTIVAL RECIFENSE DE LITERATURA

Por Camila Maciel


O Recife será palco até o dia 21 de agosto de um importante evento que vai reunir reconhecidos nomes da literatura do Estado e do País. Oficinas, mostras de filmes, leituras de ficção e de poesia, seminários e sessões de autógrafo são algumas das atrações programadas para a 3ª versão do Festival Recifense de Literatura. Entre os documentários que serão exibidos estão A flor da obsessão , de José Araújo, Mônica Azevedo e Rodrigo Carvalho; Quarteto – Osman Lins, de Júlia Kacowicz,  Kauê Diniz e Mariana Oliveira; e Mário Souto Maior: um cabra da peste pouco comum, de Sandra Rodrigues. Todos de ex-alunos de Jornalismo da UNICAP. O título do festival será o centro de discussões do evento. Faz menção ao livro homônimo do ensaísta suíço Paul Zumthor - A Letra e a Voz - que estuda com profundidade o conflito, no âmbito da poesia, entre suas expressões vocal e escrita. A mesa-redonda que vai tratar do Feminino na Literatura será formada por professoras do Departamento de Letras da UNICAP. A professora Rachel Costa estará na mesa para discutir a literatura feminina brasileira. “Vamos discutir os perfis das mulheres nas obras de Lima Barreto, o erotismo e a literatura feminina”, afirma a professora.
O festival é uma realização da Prefeitura do Recife e tem o apoio de várias instituições, entre elas a UNICAP. As atividades do festival são descentralizadas. Os eventos acontecem em vários pontos da Cidade e Região Metropolitana. Para não perder nenhum encontro, confira a programação a seguir.

Veja a Programação >>
   

UNICAP VAI PROMOVER SIMPÓSIO DE GEOMETRIA DESCRITIVA E DESENHO TÉCNICO

Por Bárbara Travassos

   

A UNICAP está organizando em parceria com a UFPE, UPE e com o CEFET-PE o Graphica`2005, 17º Simpósio Nacional de Geometria Descritiva e Desenho Técnico, que ocorrerá concomitantemente com a VI International Conference on Graphics Engineering for Arts and Design. O evento promovido pela Associação Brasileira de Expressão Gráfica (ABEG) acontecerá entre os dias 18 e 21 de setembro, no Mar Hotel, e tem como público-alvo profissionais e estudantes de Engenharia, Arquitetura, Gráfica Computacional, Design e Artes Plásticas, dentre outros interessados.

O Graphica`2005 é o terceiro evento da área a ser realizado no Recife, onde estão sendo esperados mais de 300 participantes, incluindo professores e estudantes de todo o País, além de representantes de inúmeros países latino-americanos, europeus e asiáticos, que fazem parte da comunidade da Expressão Gráfica. Uma das palestrantes será a professora Maria Giuseppina Bartolini Bussi, da Universidade de Módena (Itália).

A professora Alcy Vieira Costa, do Departamento de Engenharia da UNICAP, participou de todas as edições anteriores do evento, apresentando trabalhos e sendo integrante da comissão técnica-científica. Este ano, o Reitor da UNICAP, Pe. Theodoro Peters, e o secretário de Educação do Estado de Pernambuco, Mozart Neves, comporão o Comitê de Honra do Graphica`2005.

Veja a Programação >>

   

PROFESSORA PORTUGUESA FAZ PALESTRA NA UNICAP

Por Mhatteus Sampaio


A professora Mariana Luísa Pereira de Castro de Sampayo, Doutora da Universidade Portucalense Infante D. Henrique, no Porto, em Portugal, ministrará palestra com o tema Magrebe: a outra face do Mediterrâneo, no dia 18 de agosto, às 9h, no anfiteatro do Espaço Executivo da UNICAP. A professora convidada leciona Direito Empresarial e Direito Econômico na Universidade do Porto. O público-alvo são todos os interessados pelo tema e as vagas são limitadas. Outras informações poderão ser obtidas pelo telefone 3216.4146

UNICAP PROMOVE ENCONTRO SOBRE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM

Por Bárbara Travassos


A UNICAP, em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco e Universidade Federal da Paraíba, irá promover o Encontro Nordestino em Aquisição da Linguagem (ENEAL), no período de 28 a 30 de setembro. O evento será destinado a profissionais de Letras, Lingüística, Psicologia, Educação, Fonoaudiologia e áreas afins, e servirá como fórum de discussões sobre linguagem entre especialistas do Nordeste e de regiões circunvizinhas.

Os interessados em participar devem se inscrever através da ficha de inscrição pelo site www.unicap.br e enviar o comprovante para o e-mail eneal@unicap.br. O preço varia de R$ 40,00  a R$ 80,00.

Veja a Programação >>

   

UNICAP OFERECE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL

 
Por Juliana Trajano

 

 

A UNICAP abre inscrições para a quarta turma do curso de especialização em Direito Processual Civil, que tem como objetivo promover o aperfeiçoamento dos profissionais do Direito, elevar seu nível de qualificação acadêmica e formar um corpo de juristas preparados para lidas com complexas questões do Direito Processual Civil Contemporâneo. A coordenação do curso fica a cargo do Prof. Ubiratan de Couto Maurício.

O curso tem duração de 14 meses e início previsto para setembro. Os graduados em Direito que se interessarem podem se inscrever para uma das 30 vagas que estão sendo oferecidas através do site www.unicap.br, na Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PROPESP/UNICAP), na rua Nunes Machado, 42, Bloco J, Sala 004, no bairro da Boa Vista, ou ainda pelos Correios até o dia 12 de agosto. Os candidatos deverão apresentar a seguinte documentação no ato da matrícula: Curriculum vitae, cópias autenticadas do Diploma de Graduação, Histórico Escolar, RG, CPF e uma foto 3x4. 

A seleção dos candidatos será feita a partir das documentações apresentadas. As aulas serão realizadas na UNICAP, no horário das 18h45 às 22h, nas sextas-feiras, e das 8h às 13h, aos sábados. O investimento é de R$ 450,00 por mês. Não será cobrada taxa de inscrição, sendo a primeira parcela do curso paga no ato da matrícula. 

Segue a programação curricular e os profissionais que ministrarão o curso:  

Estrutura Curricular:

·        História do Direito Processual Civil

·        Teoria Geral do Processo

·        Processo de Conhecimento

·        Processo de Execução

·        Monografia Jurídica

·        Hermenêutica Jurídica e Processo Civil

·        Teoria do Processo e Constituição

·        Processo Cautelar Tutela de Urgência

·        Recursos

·        Direito Processual Coletivo

·        Processo Judicial Trabalhista

·        Processo Judicial Tributário

·        Noções de Direito Processual Civil Canônico

Corpo docente:

·        Doutor Alexandre Freire Pimentel

·        Mestre José Manuel Zeferino Galvão de Melo

·        Doutor Lúcio Grassi de Gouveia

·        Mestre Frederico Ricardo de Almeida Neves

·        Mestre Stéfano Gonçalves Régis Toscano

·        Doutor José Elias Dubard de Moura Rocha

·        Mestra Ana de Fátima Queiroz de Siqueira Santos

 

UNICAP PROMOVE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM JORNALISMO CULTURAL

Por Mhatteus Sampaio

 
 

A UNICAP está com inscrições abertas até o dia 19  para o curso de especialização em Jornalismo Cultural, com previsão de início em setembro. Estão sendo oferecidas 30 vagas e os candidatos deverão apresentar currículo, cópias autenticadas do diploma de graduação, identidade, CPF e uma foto 3x4. As aulas serão às terças e quartas-feiras, das 18h45 às 22h.

Os objetivos do Curso de Especialização em Jornalismo Cultural são aprimorar a formação dos profissionais para a atuação em mídia impressa e eletrônica nas áreas de espetáculos e artes, marketing e promoção cultural. Além deles estão o aprofundamento em Jornalismo Cultural, orientação especializada para inserir o produto cultural na grande mídia, trabalhar os conceitos de Cultura e Indústria Cultural. O público alvo dessa especialização são profissionais da área de comunicação, áreas afins, produtores culturais, além dos demais interessados.

Dentre os temas que serão abordados no curso estão Produção Jornalística e Cultural, Comunicação e Cultura, Teoria e Método de Pesquisa, e Mídia e Processos Sócio-culturais  na América Latina. O corpo docente é formado pelos Doutores Alexandre Figueirôa, (coordenador do curso), Aline Maria Grego e Yvana Carla Fechine de Brito. Também fazem parte do corpo docente os Mestres Maria Cleidejane, Nadilson M. da Silva, Verônica Brayner e Heitor Rocha.

A duração da especialização é de 14 meses. O valor do investimento pode ser parcelado em 14 vezes de R$ 225,00, com a primeira parcela a ser paga no ato da matrícula.

As inscrições podem ser feitas até o dia 19 de agosto na Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PROPESP/UNICAP), na rua Nunes Machado, 42, Boa Vista (Bloco J, sala 004) ou pelo site www.unicap.br.

UNICAP ABRE INSCRIÇÕES PARA CONGRESSO DE DIREITO PÚBLICO

Por Bárbara Travassos


Estão abertas as inscrições para o I Congresso de Direito Público da UNICAP. O evento será realizado entre os dias 29 de setembro e 1 de outubro no Centro de Convenções da UFPE. Entre os temas debatidos estão Reforma do Judiciário e Direitos Fundamentais, O Novo Regime Constitucional do Recurso Extraordinário e Os Procedimentos Eleitorais como Procedimentos Constitucionais.

O evento será aberto pelo Reitor, Padre Theodoro Peters, e terá entre os palestrantes o Professor da Universidade de Lisboa, Jorge Miranda; o Desembargador do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, Araken de Assis; o Procurador do Estado do Rio Grande do Sul, José Luis Bolzan de Morais; o presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, Francisco Bezerra Cavalcanti e o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Luis Fux. Além deles, serão palestrantes os professores doutores João Maurício Leitão Adeodato, Nelson Saldanha, Ingo Wolfgang Sarlet, Frederico de Almeida Neves, Alexandre Freire Pimentel, Lúcio Grassi de Gouveia, Ricardo Paes Barreto, José Elias de Moura Rocha, Paulo Saraiva, George Salomão, André Tavares,Gilberto Bercovivi, Fredie Didier, Lênio Streck .

Os interessados podem se inscrever até o dia 20 de setembro pelo site www.unicap.br. O valor da taxa de inscrição é diferenciado para estudantes e profissionais e varia de acordo com a data da efetivação da inscrição, mediante comprovante de pagamento em agência bancária. Para os estudantes que se inscreverem até o dia 30 de julho, o valor a ser pago é de R$ 90,00; para os profissionais R$ 120,00. Quem preferir pagar até o dia 30 de agosto, o preço é de R$ 100,00 (estudantes) e R$ 140,00 (profissionais). O valor das inscrições até o dia 20 de setembro é de R$ 110,00 (estudantes) e R$ 160,00 (profissionais). Mais informações 3216.4392.

Confira a programação completa >>

   

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM FINANÇAS CORPORATIVAS NA UNICAP

Por Mhatteus Sampaio

   

A UNICAP lança curso de especialização em Finanças Corporativas, com o objetivo de desenvolver competência crítica em gestão financeira, empresarial, além de viabilizar o aprimoramento do processo de tomada de decisões. A coordenação do curso, que terá duração de 18 meses e disporá de 30 vagas, é do mestre Luis Henrique Romani, professor da UNICAP. 

O público-alvo são profissionais que atuam na área financeira, além de executivos que estejam interessados em reciclagem e que busquem entender a sobrevivência das empresas. O curso também é direcionado a recém-formados e profissionais liberais que estão em busca de novas técnicas para melhorar sua abordagem aos clientes e aprimorar seu próprio negócio.

As aulas serão ministradas às quartas-feiras, das 18h45 às 22h e aos sábados, das 8h às 13h. Os interessados deverão apresentar currículo, cópias autenticadas do diploma de graduação, identidade, CPF e uma foto 3x4. O valor do curso é de 18 parcelas de R$ 240,00.

A estrutura curricular desse curso abrange, dentre outros, Matemática Financeira, Estatística Aplicada, Contabilidade Gerencial, Metodologia da Pesquisa, além de Administração Empresarial, Finanças das Empresas e Mercado de Capitais. As inscrições podem ser feitas pelo site www.unicap.br, na Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, na rua Nunes Machado, 42, Boa Vista (Bloco J, sala 004) ou pelos Correios, desde que a postagem da documentação seja feita até o dia 19 de agosto.

   
 
UNICAP ABRE INSCRIÇÕES PARA ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO
 
  Por Igor Maciel


O sistema tributário brasileiro é um dos mais complexos do mundo. Por isso, a UNICAP está com inscrições abertas até o dia 19 para curso de especialização em Direito Tributário. As aulas estão programadas para iniciar em setembro e serão voltadas para bacharéis em Direito. Estão sendo oferecidas 30 vagas.

A coordenação do curso será do mestre José Viana Ulisses Filho. A estrutura curricular inclui temas como Teoria Geral do Direito Tributário, Ética e Tributação, Sistema Constitucional e  Reforma Tributária, Impostos de Competência Municipal, Estadual e Federal, entre outros. Entre os objetivos, o curso pretende elevar o nível de qualificação acadêmica dos profissionais do ensino jurídico, promover um melhor preparo dos operadores jurídicos para as novas demandas existentes no mercado e formar um corpo de juristas com preparo suficiente para lidar com os desafios do direito tributário em um mundo marcado pela complexidade nas suas relações jurídicas.

As inscrições podem ser feitas online, pelo www.unicap.br , ou na Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da UNICAP, no Bloco J, ou pelos Correios, com data limite para postagem da documentação em 19 de agosto.

 
UNICAP ABRE INSCRIÇÕES PARA ESPECIALIZAÇÃO EM CIÊNCIAS CRIMINAIS

Por Igor Maciel


A UNICAP está com inscrições abertas  até o dia 19 para primeira turma de especialização em Ciências Criminais. As aulas serão desenvolvidas com base na História do Direito Penal, a Teoria do Crime, a Execução Penal e abordagens de Sociologia Jurídica do Crime. A coordenação será da mestra Valéria Maria Cavalcanti Lins.

Estão sendo oferecidas 30 vagas para o curso que tem, como objetivos, a atualização dos graduados em Direito, proporcionar uma abordagem crítica, criativa e aprofundada das ciências criminais e contribuir para a produção de conhecimento específico nas Ciências Criminais. A previsão de início das aulas é para o mês de setembro.

As inscrições podem ser feitas online, pelo www.unicap.br , na Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da UNICAP, no Bloco J, ou pelos Correios, com data limite para postagem da documentação em 19 de agosto.

 

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Vlaudimir Salvador (1836-DRT/PE) e Daniel França (3120-DRT/PE)
REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: B
árbara Travassos, Belisa Mendes, Camila Maciel, Jorge de Assis, Igor Maciel, Janine Henriques, Juliana Trajano, Marcela Negromonte e Mhatteus Sampaio (Estagiários)
RELAÇÕES PÚBLICAS: Caroline Vasconcelos, Patrícia Caldas e Pollyana Fialho (Estagiárias)
PUBLICIDADE: R
enata Britto (Estagiária)
WEBMASTER:
Kiko Ribeiro

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 3216.4409 E-mail: assecom@unicap.br
Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim UNICAP é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail,