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Península
Ibérica e a arte medieval
(Texto originá)
Lá pras bandas de Portugal,
Espanha e Andorra (ora murrinha!) os homens viviam arengando por
terra há mais ou menos três mil anos antes do nascimento
do Menino Deus. No comecinho da Idade Média, os mouros, queriam
porque queriam e conseguiram, a puso, ocupar aquele lugar séculos
depois das invenções dos hôme bruto e, enriqueceram àquelas terras com suas sabedorias de dotô e com o
emperiquitamento dos seus desenhos, das suas construções,
das belezuras das suas músicas e das suas palavras bonitas.
Criadas pelos homens sabidos e pelos
dizeres da Igreja Católica, as artes da Idade Média
eram feitas sempre pensando no Todo-Poderoso, pra mostrá a fé e as assombrações das coisas do outro
mundo e a peleja pela salvação da alma.
A música era feita com as palavras
do Livro Sagrado, cantada em latim - a fala falada dos cristãos
de posse. A parti dos anos mil e trezentos, apareceram músicas
feitas pelo povo.
As encenações apresentavam
atos dos milagres dos santos, dos mistérios da fé,
dos causos de safadezas e imoralidades dos hôme. Na Espanha
do século dezoito, aparecem umas peças chamadas de
autos. Mesmo q' simplezinhas e muitas vezes com histórias
abestalhadas, apresentavam umas coisas que representavam outras
coisas.
A península ibérica e a arte medieval
(Texto clássico)
A Península Ibérica, formada inicialmente
por três estados, Espanha, Portugal e Andorra foi alvo de
disputas desde 3.000 a.C. Na Alta Idade Média (séculos
V a X d.C), com a conquista e ocupação dos árabes,
designados de mulçumanos ou mouros, em 711 séculos
depois das invasões bárbaras, transformam o território
com seus conhecimentos evoluídos nas ciências e artes
em geral.
A cultura artística do período medieval é
marcada pelo espírito teocêntrico (em torno de Deus),
procurando representar os universos espiritual e sobrenatural do
homem e da sua vida em busca da salvação da alma.
Esses preceitos são desenvolvidos nas produções
científica e cultural sob forte influência da Igreja
Católica.
A música é produzida a partir dos salmos
(da Bíblia), sendo o canto gregoriano sempre em latim, língua
oficial do catolicismo, a única aceita. A partir do século
XIV, aparecem composições de cunho popular.
O teatro é marcado com temas litúrgicos,
como os milagres dos santos, os mistérios da fé, temas
profanos e sobre moralidades. No século XIII, surgem, na
Espanha, os autos, encenações alegóricas sobre
temas religiosos.
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