(Texto
originá)

O Movimento teve vários momentos, e o furdunço foi apoiado pelos "comparsas" (da primeira leva): Francisco Brennand, Samico, Maximiano Campos, Ângelo Monteiro, Marcus Accioly, Miguel dos Santos, Raimundo Carrero, Antônio José Madureira, Capiba e Guerra Peixe Eles são "da coroa imperial, é de Pernambuco, é da casa real"

A procissão aumentô com o rosário dos penitentes, seja os cabra da peste seja os q' se engraça ram pelo Movimento. Se ajuntaram ao "bando" em vários momentos: Antônio Nóbrega, Maria da Conceição Brennand Guerra, Fernando Lopes da Paz, Ângelo Monteiro, Janice Japiassu, Jarbas Maciel, Arnaldo Barbosa e Zélia Dantas Suassuna, Romero de Andrade Lima, Sa Grama, Chico Science, Lirinha ...E pras cucuias a modéstia, a comunidade unicapiana

Para o feito, usaram umas coisa de nome muito dificultoso: eu-rá-di-ca, das artes medievais, mais precisamente lá pras bandas de Portugual e da Espanha, um negócio chamado barro-rôco, para ajuntar com as belezuras das festas nordestinas, como os bonecos feitos de barro e com as poesia de cordel escrita pelos poeta do povo

É uma coisa linda! O cambrião e os coiteiro disseram o q' precisava sê trabaiado: as palavra escrita, pintura, enfeites de barro, pisos de chão e de "parede", desenhos no papel ou taiado na madeira (xilogravura), encenações, cinema, música e dança. Se não conseguiram fazê o maior rebuliço q' achavam, continua (hoje em dia) bulindo com os pensamentos populá e sabido dos brasileiros, com utilização dos seus apontamentos nas artes nacioná de chamego internacioná.


Ao mensageiros armoriais

(Texto clássico)

O Movimento teve várias fases: a primeira, representada por Francisco Brennand, Gilvan Samico, Maximiano Campos, Ângelo Monteiro, Marcus Accioly, Miguel dos Santos, Raimundo Carrero, Antônio José Madureira, Capiba, Guerra Peixe.

Em momentos distintos apoiaram o mestre, seja os genuinamente armoriais seja os influenciados pela Arte e pelo Movimento: Antônio Nóbrega, Maria da Conceição Brennand Guerra, Fernando Lopes da Paz, Ângelo Monteiro, Janice Japiassu, Jarbas Maciel, Arnaldo Barbosa e Zélia Dantas Suassuna, Romero de Andrade Lima, Sa Grama, Chico Science, Lirinha... e, às favas a modéstia, a comunidade unicapiana.

Para o marco, foram utilizadas composições da heráldica, das artes medievais, principalmente da Península Ibérica, do barroco brasileiro do século XVIII, as obras-primas que nascem das mãos e do barro, e a mais completa e original expressão artística nordestina: a literatura de cordel, culturas desenvolvidas pelos artistas "povo", enquanto elementos incubadores às artes armoriais.

A proposta e o interesse do Movimento desenvolveram-se em várias áreas de conhecimentos universais das culturas erudita-popular-eruditas: literatura, pintura, cerâmica, tapeçaria, gravura, arquitetura, teatro, cinema, música e dança. Se não conseguiram à guisa da aspiração (inicial), continua (ainda hoje) instigando os imaginários popular e intelectual brasileiros, tendo reminiscências nas artes nacionais de reconhecimento internacional.