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O Barroco brasileiro do século
XVIII
(Texto originá)
Foi a primeira coisa sabida das artes feitas no Brasil.
O seu momento mais bonito foi nos anos de mil e setecentos, com
a música, as construções, os enfeites talhados
e a pintura, mais precisamente em Minas Gerais, Bahia, Rio de Janeiro
e Pernambuco.
A música era entoada nas festas dos ricos, com
melodias muito formosas para os pé dos ouvido, mais mió era, Virge Maria, nas celebrações religiosas, como
as missas, novenas, ladainhas, credos, ofertórios, missas
em ação de graça, de defuntos, da Semana Santa
e outras cerimônias da Igreja!
Apesá das construções muito simples
do lado de fora, eram muito grandiosas. Dentro delas, principalmente
nas igrejas, era uma coisa pra lá de bonita; os enfeites
eram entalhados em pau e pintados de ouro, com imagens cheias de
detalhes pra mostrá o q' as pessoas sentiam, assim como a
arte de pintá, em suas várias formas, eram feitas
nos moldes da Idade Média: com jeito de quando você
olha, parece que tá vendo bem de longe, q' os desenhos pintados
com muitas cores e luz, pareciam q' estavam se movimentando.
O início do início. O barro-rôco brasileiro começa em mil seiscentos com a publicação
do poema que mostrava a valentia de Jorge Albuquerque Coelho, segundo
donatário da Capitania de Pernambuco, Prosopopéia,
de Bento Teixeira Pinto. Mas, os mais afamados hôme das palavra
escritas foi, na poesia, Gregório de Matos, o Boca do Inferno
(dito o primeiro brasileiro a fazê poesias) e, na prosa, o
padre Antônio Vieira, vigário bom de palavra escrita
e falada.
O BARROCO BRASILEIRO
DO SÉCULO XVIII
(Texto clássico)
Primeira expressão artística nacional,
tem seu auge no século XVIII (anos de 1700), especialmente
na música, arquitetura, escultura e pintura, com exemplos
mais significativos em Minas Gerais, Bahia, Rio de Janeiro e Pernambuco.
A música era entoada nos eventos especiais da
corte, com óperas e sonatas, principalmente relacionada às
cerimônias religiosas como as antífonas, ladainhas,
novenas, credos, salmos, matinas, hinos, missas, ofertórios,
ofícios, responsórios e missas de defuntos e para
a Semana Santa.
A Arquitetura, imponente apesar de sua simplicidade
exterior, deveria possuir muitas curvas e contracurvas. Em seu interior,
as estruturas eram bem mais elaboradas, sendo as igrejas os principais
monumentos; a escultura, desenvolvida em talhas de madeira dourada
com imagens devidamente detalhadas para expressarem emoções
da vida e do ser humano, assim como a pintura, em suas mais representativas
expressões, seguiam os padrões europeus: em perspectiva,
sensação de infinito para criar ilusão de amplidão,
movimento, conseguidas através de cores, sombras, luz.
O início do início. O barroco brasileiro tem início
em 1601 com a publicação do poema épico em
louvor a Jorge Albuquerque Coelho, segundo donatário da Capitania
de Pernambuco: Prosopopéia, de Bento Teixeira Pinto. Porém,
os mais destacados literatos são, na poesia, Gregório
de Matos Guerra, o Boca do Inferno (o primeiro poeta brasileiro)
e na prosa, o jesuíta Padre Antônio Vieira, genial
orador da palavra escrita e falada.
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