INVENÇÃO
Alfredo Sotero
Breno Carvalho

 

Conceito
Baseado no espírito mágico dos imaginários clássico e popular revelando elementos dos mundos fantástico, alusório, metafórico, mítico, picaresco de Ariano Suassuna e Gilvam Samico.

O Símbolo
De caráter universal, a temática é recheada de insígnias clássicas e populares. Para isso, foi utilizado o pote d’água da eterna fonte de luz do astro rei – o sol.

Com esse ícone, foi criada a marca com traços desestruturados que representassem os gravadores, fossem das xilo(gravuras) ou das pinceladas multicoloridas da Arte e do Movimento Armoriais.

A Tipografia
Para a composição do título, foram explorados dois tipos de letras: a primeira, Bodoni BdCn BT para compor Harmonia e 35 anos em Movimento, por fazer alusão a algumas tipografias utilizadas pelos escribas da Idade Média nas iluminuras: a segunda, Os Sertões* de Breno Carvalho, adaptação livre da tipografia armorial, baseada nos ferros de marcar bois, desenvolvida e utilizada por Ariano Suassuna nas suas iluminogravuras.

As Cores
Preliminarmente foram utilizados a preta e a branca em homenagem ao princípio da xilogravura. Na segunda etapa, a “explosão” da matiz quentes/frias, utilizadas pela heráldica clássica e regional: preta, cinza, vermelha, amarela, púrpura, verde e azul.

* Tipografia selecionada e publicada em catálogo na 8ª Bienal Brasileira de Design Gráfico, promovida pela ADG Brasil, realizada no período de 20 a 23 de junho de 2006 Memorial da América Latina, em São Paulo.