IV CONGRESSO NACIONAL DA ANPTECRE “O FUTURO DAS RELIGIÕES NO BRASIL”

   
     Informações: (81) 2119-4022
Tap To Call

Justificativa

 

O fenômeno religioso tem grande importância em nossa sociedade, desde os primeiros momentos da história brasileira, quando as crenças ameríndias, o catolicismo lusitano e as religiões africanas aqui se encontraram para formar um lastro de crenças e vivências espirituais; que se tornou ainda mais complexo nos últimos tempos, quando outras denominações cristãs, religiões orientais, islamismo e judaísmo implantaram-se entre nós, diversificando o nosso panorama religioso e conferindo-lhe grande vitalidade e diversidade.

O cenário religioso brasileiro contemporâneo, portanto, é muito dinâmico. E diante dos dados do Censo IBGE 2010, que já estão gerando análises e interpretações, ficamos intrigados com o crescimento dos “sem religião” e, ao mesmo tempo, do espiritismo; com o vigor e as combinações dos pentecostalismos cristãos, além das crises do catolicismo; com o ressurgimento das vivências de transe e com o aparecimento de uma espiritualidade trânsfuga em redes sociais e caminhadas turísticas.

Enfim, para onde vão as religiões no Brasil? Esse será o eixo em torno do qual vamos refletir nesse Congresso da ANPTECRE, com o suporte transdisciplinar de métodos que vão da fenomenologia à hermenêutica e compõem o nosso campo de conhecimento. Essa pesquisa se justifica pelo tempo de grandes transformações culturais que vivenciamos e pela necessidade dos estudos da religião realizarem uma leitura crítica das alternativas religiosas que se configuram em tal contexto, como também uma revisão metodológica na produção de estatísticas e panoramas da religiosidade.

O IV Congresso Nacional da nossa Associação de Pós-graduação e Pesquisa em Teologia e Ciências da Religião está sendo organizado através de Mesas de Debate articuladas pelos Programas da área e Sessões Temáticas e Grupos de Trabalho propostos pelos seus pesquisadores e selecionados pelo Comitê Científico da ANPTECRE. Além disso, três conferências abordarão a temática central, em relação às tendências internacionais e sob os enfoques das Ciências da Religião e das Teologias.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>