Universidade Católica de Pernambuco

Pró-reitoria Acadêmica

Laboratório de Psicopathologia Fundamental e Psicanálise

Serviço de Orientação à Filiação Adotiva

 

 

           

TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO

Projeto de Pesquisa sobre "Traçando o Perfil Psicológico de Pais Adotivos"

Convidamos pais adotivos, candidatos à adoção, solteiros ou casados, estrangeiros ou brasileiros, de diferentes etnias e orientação sexual a participarem da nossa pesquisa sobre o perfil psicológico de pais adotivos, respondendo ao questionário disponível neste site. O questionário está previsto para ser preenchido em aproximadamente 10 minutos.

O objetivo da nossa pesquisa é traçar um perfil psicológico dos pais adotivos e candidatos à adoção de crianças e de adolescentes. Para isso, precisaremos conhecer seus contextos familiares, modos de pensar, estilos de vida, hábitos, atividades, temperamentos, etc.

Esta pesquisa está sendo empreendida por uma equipe constituída de profissionais e estagiários de psicologia, dirigida pela Profa. Dra. Edilene Freire de Queiroz, pesquisadora do Laboratório de Psicopathologia Fundamental e Psicanálise e responsável pelo Serviço de Orientação à Filiação Adotiva– SOFIA, com assessoria estatística do Prof. Dr. Cezar Augusto Cerqueira.

Trata-se de uma pesquisa de âmbito nacional e sua contribuição será valiosa. O questionário ficará disponível, no site acima, durante os meses de agosto e setembro de 2007, e está constituído de 20 questões (17 objetivas e 03 questões livres) que abordarão as seguintes temáticas: motivações para adoção, contexto familiar do adotante, traços de temperamento, estilo de vida etc.  Qualquer dúvida no seu preenchimento poderá ser esclarecida através do via email sofia@unicap.br.

Ao preencher e enviar o questionário, você estará autorizando o uso dos seus dados para esta pesquisa, salvaguardo o sigilo da identificação.

Comprometemo-nos, no final de 2007, a disponibilizar os resultados da pesquisa no mesmo site acima indicado, a enviá-los para os órgãos públicos e organizações civis que trabalham com adoção e a divulgá-los em eventos científicos.

Agradecemos sua atenção.

Recife, 15 de agosto de 2007.

Edilene Freire de Queiroz.
  Pesquisadora responsável

Li e concordo          Não concordo



UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-400
0